domingo, 13 de março de 2011

Historias do bem ( Base Fisica do antes ao depois) parte V

antiga rua da Fazenda

Vem comigo e sinta-se como se você estivesse agora em frente ao portão da antiga fazenda, entrou e começou a passear na passarela cercadas de algarobas, todas podadas e lá no final aquela praça também de algaroba toda poldadinha em forma de animais, de um lado a casa de Zé Luiz do outro a casa de Raimundo Santana, um galpão, o lugar onde seu Manuelzinho sentava-se em uma espreguiçadera esperando a hora de tocar a sineta, mais na frente a capela e o antigo grupo onde muitos aprenderam suas primeiras letras, anos 70 Doutor Correia ia embora e estava chegando José Luiz e com ele o grande desenvolvimento da comunidade, no esporte, na educação, no trabalho e no divertimento.

Zé Luiz chegou e acabou os terços de Maio, noites lindas maravilhosas, quem não lembra da noite de Dona Ana Machado (falecida) os acompanhamento do dia 13 de maio e o dia 31 que era a coroação de Maria e o encerramento. Causou impacto na comunidade, mas ele trouxe ao lado de sua esposa Lindalva desenvolvimento e a comunidade passou a ser a mais animada de Ipanguaçu. Construiu um campo de futebol e uma quadra para os desportista, colocou uma televisão pública para a comunidade. Os jogos, as tertulhas, a nossa divulgadora, as músicas do THE FEVERS, O FAMOSO 16 TONELADAS, PROCURANDO TU, tantas outras que animavam as tardes e as noites da Base Física.

E as pessoas que tinham parado de estudar com a chegada da grande diretora e professora Dona Lindalva, voltaram a estudar e hoje estão formados. A bandinha que animavam a festa da escola, os dias das mães, as festas de São João, as quadrilhas, não há como esquecer, a Roquete verde dirigida por Zé Patrício e que todos os Sábados levava os moradores da comunidade pra feira.

Tivemos momentos inesqueciveis de  alegrias e de tristezas, o jogo de Macau que eles esperavam serem agredidos em nossa comunidade, já que lá em Macau fomos apredejados, aqui eles foram recebidos com flores. E um grande amistoso com o time de Pendências em que Lila foi pegar a bola pelo time de Pendências, o jogo estava tão emocionante, a quadra totalmente lotada que um torcedor de Pendências não aguentando a emoção teve um enfarto e faleceu, e o time feminino na época o preconceito era grande, mas o time da Base Fisica jogava e encatava a torcida, entre as atletas Dodora de Maria de Euzebio, Valdecir, Auzenir (falecida),Izilda e Lucimar de Chico Malta.

Voltando a falar dos moradores lembramos de Joaquim, Braizinho, Jonas e Salatiel, que gostavam de tomar uma pinga na casa de Teresa de Afonso, Seu Henrique, Seu Manezinho, que ficava sentado na sua espreguiçadeira e de hora em hora ia tocar a sineta. Todos achavam ele aborrecido, mas era seu jeito. muitas lembranças boas marcaram esse tempo ,Zé Luiz foi embora, o DNOCS chegou e a Base Física começou uma fase de decadência que nós contaremos na próxima edição. Um abraço as todas as pessoas que aqui passaram e se tiver a oportunidade de acessar este blog, mande um comentário para o meu mail.

aluisiodefranca104@hotmail.com, Ipanguaçu do Bem lhe agradece.

Algumas imagens da Base Física para você que estar longe matar um pouco da saudade.

 a nova capela da Base Física

 antigo "Grupo"

Base Física atual 
 Caminho que dava acesso a casa do motor que levava luz para comunidade
Antiga Telern, em breve será construída uma praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.