domingo, 10 de abril de 2011

HISTÓRIAS DO BEM (Base Física do antes ao depois) Parte IX


No ano de 2008 aconteceu uma grande enchente no vale do Açu, o Rio Piranhas e o Rio Pataxó lançavam suas águas inundando toda a região baixa de Ipanguaçu, e a Base Física foi muito afetada com isso. Tinha uma estrada e um Bueiro que não despachavam as águas regulamente.
 Casas alagadas em virtude da repreza da estrada do CEFET
A represa das águas já estavam quase lançando para o lado direito da pista, os moradores estavam apavorados, e Eu, Raquel e Vanda preocupados com a situação, minha casa já tinha sido invadidas pelas águas, eram quase 8 horas da manha, Raquel telefonou para o Ex-Prefeito José de Deus tomar alguma providencia, mas José de Deus respondeu: Não posso fazer nada é um órgão federal, procure eles não vou me volver com isso. Lembro-me como se fosse hoje. Ainda escutei Raquel dizer assim: Mais Zé de Deus! Eu saí correndo pela a comunidade, chamando os voluntários, o povo que gosta da Base Física e dirrepente um batalhão de amigos se encontraram em frente ao portão do CEFET que estava com o cadeado para ninguém entrar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVp2UwuUGtkFFN_8vYi1T02ddV5GnQwmBtiJv7YsC30zQalphyphenhyphenLneOuQv9HeG6TxG-WTCZCcA34r-8tvGQQ7ftw5hDZupkKr3PPlaspQzUCKSfv8mnnL26TJeR7T-yy8aiulF8tk7u41E/s400/CefetRn+ipangua%C3%A7u.jpg
 Enchente de 2008 - Recente CEFET - RN

Muitos chegaram com Chibancas, Machados, Alavancas e dirrepente com uma Chibancada um bravo morador conseguiu torar o cadeado, e começamos a torar a estrada, dirrepende uma ordem dos dirigentes do CEFET pra que deixasse retirar primeiro o gado e depois torar a estrada, aí eu disse: Meu amigo gado sabe nadar e água já está invadindo a casa do povo, principalmente a minha. Vendo que a comunidade não arredava o pé e estava com a razão, pediu que agente parasse e mandaram uma retro escavadeira que rompeu a estrada e abriu o Bueiro que era estreito e nós ficamos livres da água invadir o outro lado da Base Física, tudo isso graças a força e a coragem dos valentes filhos da nossa comunidade, por que se dependesse do ex prefeito José de Deus e do Dirigente do CEFET não sei o que teria acontecido com a gente. Ficamos abandonados e sem nenhuma atenção por parte do poder público de nossa cidade. Talvez a Base Física esqueceu, mais eu nunca vou esquecer.
Sinta-se agora como se você estivesse na Base Física.
casa de Aluísio de França e a de César do lado esquerdo.

Casa de Chiquito Fonseca.

Casa de Gracinha de Honório, onde mora Mago.
 casa de Luordinha de Firme.

Talvez você não esteja entendendo nada, mas trás muitas recordações da Charrete do saudoso Chico Marica (aos Sabados). Essa é uma homenagem de Ipanguaçu do Bem a familia Melo.

No próximo episódio, o IFRN e a Base Física atual.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.