quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Você sabia?

Que a campanha da fraternidade começou no RN na cidade de Nísia Floresta.

Um  pouco do História da Campanha da Fraternidade no Brasil

A Campanha da Fraternidade (CF) é conhecida em todo o país e reconhecida internacionalmente. A primeira Campanha da Fraternidade foi idealizada no dia 26 de dezembro de 1963, sob influência do espírito do Concílio Vaticano II. Antes disso, o primeiro movimento regional, que foi uma espécie de embrião para a criação do atual modelo da “Campanha da Fraternidade”, foi realizado em Natal (RN), no dia 8 de abril de 1962, por iniciativa do então Administrador Apostólico de Natal, Dom Eugênio de Araújo Sales, de seu irmão, à época padre, Heitor de Araújo Sales e de Otto Santana, também padre.
Esta primeira campanha regional tinha como objetivo fazer “uma coleta em favor das obras sociais e apostólicas da Arquidiocese, aos moldes de campanhas promovidas pela instituição alemã Misereor”, explicou dom Eugênio Sales, em entrevista à Arquidiocese de Natal, em 2009. A comunidade de Timbó, no Município de Nísia Floresta (RN), foi o lugar onde a campanha ocorreu pela primeira vez.
Segundo dom Heitor, o papa João XXIII tinha lançado a ideia de que católicos de países ricos pudessem dar um pouco de suas vidas para ajudar na evangelização de outras terras. Chamavam-se "Voluntários do Papa". Assim, vieram para cá missionários leigos dos Estados Unidos e de outros lugares. Eles também ajudaram no começo da Campanha, 
A campanha deste ano tem como tema Juventude e Fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.