quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ainda é tempo de repensar a família


0S VALORES DA FAMíLIA: UMA REFLEXÃO

A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família. (.Léon Tolstoi)


"Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza de uma família." (Benjamim Franklin)
Valores ! O que acontece com a sociedade que parece ter perdido a noção de valores! É preciso a conscientização de que os valores morais, sociais, religiosos, podem mudar uma pessoa, uma família, uma sociedade, uma nação. A partir daí deve-se analisar quais os valores são a base de sua vida. Aqueles que já os possui e os que deseja adquirir. E como a família é o alicerce de um individuo, deve-se questionar: quais valores lhe ensinaram em casa? Quais desses foram adquiridos por você? Quais os valores tem aprendido com a vida? Quais valores sabe que existem, mas não os pratica? Quais gostaria de ter?
A grande preocupação está nas mudanças radicais dos valores e na sua percepção a partir do desmantelamento do sistema educacional ,na destruição e nos tumultos sociais que sobrecarregam o emocional do individuo, levando-os à extrema violência com a comunidade e consigo mesmo.
E a família? O que aconteceu com ela? Seria culpa do processo de industrialização que contribuiu para a saída da mulher de casa?Seria o avanço tecnológico a causa da postura cada vez mais individualista da maioria dos jovens? seria a distorção dos valores morais, levando os jovens ao mundo do vicio e das futilidades?
Essas questões até podem influir, mas a família é fundamental na formação dos filhos e na inclusão dos valores na vida de um cidadão. Não importa o pouco contato no dia -a - dia e sim a qualidade das relações desse contato entre pais e filhos.
A família é o canal salutar de amor, afetividade, compreensão e diálogo que é repassado através de exemplos, de experiências boas e más, de abnegação, de concessões.
Enfim, o mundo se transforma a cada dia, os valores são modificados, mas algo precisa permanecer: a importância da família que é e sempre será a esperança do homem moderno.
O aconchego da família é uma benção! 
Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.