terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Renuncia de Bento XVI repercute no mundo inteiro.

Para muitos um ato de coragem e humildade!

Comunicado de Bento 16: "Após ter repetidamente examinado minha consiciência perante Deus, tive a certeza de que minhas forças, em consequência de minha idade avançada, não são mais adequadas ao exercício do pontificado."

“No mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de profunda relevância para a vida da fé, a fim de governar a cátedra de São Pedro e proclamar o Evangelho, é necessária tanto a fortaleza da mente quanto do corpo, fortaleza que nos últimos meses se deteriorou em mim ao ponto em que tenho de reconhecer minha incapacidade de desempenhar adequadamente o ministério que me foi confiado.”
Bento 16 assumiu o papado em abril de 2005, após a morte de João Paulo 2º. Aos 78 anos, o cardeal Joseph Ratzinger foi o pontífice eleito com a idade mais avançada. O Vaticano disse que espera que o período entre a renúncia dele e a eleição de um sucessor seja "o mais breve possível" - mas ainda não há confirmação de quando os cardeais se reuniriam para realizar a escolha.
Não há nenhum precedente de renúncia de um papa na era moderna.
Entre os papas que renunciaram voluntariamente ressalta o nome de Celestino 5º, ele porém não foi o único. Antes de Celestino já haviam renunciado Clemente 1º em 97, Ponziano, em 235, Bento 9º em 1045 e, posteriormente, Gregório 12, em 1415.
O anúncio da renúncia do papa Bento 16 deu início à grande especulação sobre os nomes de possíveis sucessores. Nas casas de apostas de Londres, o favoritismo, no momento, recai sobre o cardeal Peter Turkson, de Gana, cotado a 9/4.
Como quem é papa nunca deixa de ser papa, em março o mundo vai conviver com dois papas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.