segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vale a pena ler de novo:"Favelaram" o Rio Piranhas

Grito de alerta ! O Rio  Piranhas pede Socorro...

Trecho do Poema ( Tributo ao Rio Piranhas) de Aluísio de França

Era Criança eu me lembro/Das belezas do meu rio/
Das lavandeiras cantando/Lavando a roupa com brio
E os agricultores plantando/ Suas vazantes no rio

Milho, Feijão e Batata,/Tudo alí era colhido/Tomava banho no rio
E não me vinha no sentido /Que no futuro bem próximo
Tudo alí tinha morrido.

Lembro-me quando eu ia//Para as festas de São João
Tirava o sapato e a meia/ E pisava com o pé no chão 
Passando na água do rio/ Na maior animação. 

Água limpa e sadia/ Água pura e cristalina 
Muitas vezes eu bebia/ Matando a sede que eu tinha 
E que também matava a sede/ Do povo da Ribeirinha. 

Mas ninguém se importava/ Com o que podia acontecer
Fazendo casas no rio/ Com certeza ele ia morrer
E num futuro bem próximo/ Agente ia padecer.

"Favelaram" nosso rio/ Que da pena agente olhar
Urina, fezes e dejetos/ Nas águas a se misturar
Nosso rio ta morrendo/ E nós temos que salvar. 

Aqui vai o meu alerta/ Pra todos desse lugar
Vamos unir nossas forças/ E com muita garra lutar
Com muito amor e carinho/ O nosso rio tratar.

Editado em 2002. São 18 estrofes de 6 versos.

Cade os amigos do Rio Piranhas. Que vergonha! alguém tem que tomar providência.

Deixe um comentário! compartilhe.

Um comentário:

  1. Amigo, muito pertinente sua preocupação nosso nosso rio Piranhas/Açu.

    Aproveitando a oportunidade, lembrar que seu link passa a configurar entre os meus favoritos!

    Toni Martins.
    http://blogdotonimartins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.