domingo, 11 de janeiro de 2015

Governador Robson visita o Assu

Governo apresenta a moradores da Lagoa do Piató garantias contra seca.

O Governador Robinson Faria esteve na manhã deste sábado (10), na Lagoa do Piató, em Assú, para apresentar aos moradores do local e de comunidades vizinhas medidas contra a seca. Ao lado do prefeito do município, Ivan Júnior, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, o chefe do Executivo Estadual confirmou a perfuração de cinco poços, já com os estudos geológicos realizados e entregues, para comunidades vizinhas, uma ação em parceria com a Prefeitura de Assú.
 Na chegada a cidade, o Governador visitou o canal do Piató, que recolhe água do Rio Piranhas-Açu mas, que em virtude da cheia de 2008, passou por processo de assoreamento, o que impediu o escoamento natural, causando a seca da lagoa e os consequentes prejuízos sociais e econômicos. Além do anúncio da perfuração dos poços, o Governador garantiu que, em conjunto com Idema e Semarh, irá traçar a melhor estratégia para desassorear o canal e restabelecer o abastecimento para a lagoa no período do inverno.


Outra notícia foi a garantia da construção dos acessos para a lagoa do Piató, um entroncamento na RN-016,uma obra de R$ 3,2 milhões e 4,5 km de extensão, e o acesso ao Santuário da Irmã Lindalva, obra de R$ 6 milhões e aproximadamente 5 km de extensão. Os recursos da RN-016 foram uma solicitação do Governador Robinson Faria, em 2009, quando era deputado estadual. As duas são, hoje, as únicas obras pendentes do Governo do Rio Grande do Norte no Departamento de Estradas de Rodagem.
Na reunião, realizada na igreja do Piató, o Governador falou aos moradores das comunidades do Canto do Umari, Bela Vista, Areia Branca, Bangue, Olho D`água e Porto, todos no anel da lagoa: “Estamos aqui para dar respostas rápidas para um problema antigo. Prometi que faria o governo do diálogo e, em apenas dez dias de trabalho, estamos buscando conhecer os anseios do povo para propor soluções como a da Lagoa do Piató, que beneficiará seis mil pessoas”.
 Estiveram com o Governador, além do prefeito Ivan Júnior, os
 secretários de Estado da Articulação com os Municípios, Hudson Pereira, da Segurança Pública, Kalina Leite, e da Saúde, Ricardo Lagreca, o diretor interino do DER, Francisco Maciel Pereira, prefeitos de cidades vizinhas, vereadores de Assú de municípios circunvizinhos e de representantes da Associação Comunitária do Porto Piató.
Fotos: Demis Roussos
NFORMAÇÕES À IMPRENSA:

 Hospital Regional de Assú é vistoriado por comitiva do Governo do Rio Grande do Norte.

Um dos principais hospitais regionais do Rio Grande do Norte, o Nelson Inácio dos Santos, foi vistoriado pelo Governador Robinson Faria e pelo secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, durante agenda de trabalho realizada na manhã e tarde deste sábado (10), em Assú. A unidade cobre cerca de 200 mil habitantes de 13 municípios do estado. O prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, acompanhou a visita, ao lado de demais gestores públicos de cidades do vale e vereadores.
A unidade tem 56 leitos entre UTI, obstétrico, urgência e emergência, mas, segundo o titular da Saúde, o hospital passa por vários problemas. “O hospital tem hoje uma condição muito séria. Vimos mais cedo que existem servidores motivados, mas a estrutura física está deteriorada, há problemas na escala, equipamentos quebrados e em falta. Ou seja, fazer uma reforma nesse momento não resolve um outro problema maior. Com base no que vimos hoje, vamos traçar o que será feito aqui”, declarou Ricardo Lagreca, lembrando que o hospital de Assú é o segundo visitado em apenas duas semanas de trabalho. No dia 6 de janeiro, o Hospital Regional Tarcício Maia, em Mossoró, havia sido vistoriado pelo chefe do Executivo Estadual e auxiliares.


O Governador Robinson Faria fiscalizou o centro obstétrico, leitos de urgência, conversou com servidores e pacientes, e adiantou: “Apenas em Assú, o Hospital Nelson Inácio tem perfil para atender 50 mil pessoas, mas não tem condições. Por isso, já conversamos com o secretário, vamos fazer o redimensionamento para saber a real capacidade de atendimento. Viemos aqui para ter uma dimensão do problema e, partir do diagnóstico in loco, termos o planejamento para que a unidade volte a atender como prometemos”.

Fotos: Demis Roussos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.