quinta-feira, 28 de abril de 2016

Continua em Ipanguaçu a vacina contra a gripe H1N1; Sábado 30 éo dia "D"

Quem deve tomar a vacina?
Todos podem tomar, com exceção de bebês menores de 6 meses. Os grupos prioritários para receber a imunização gratuitamente pelo SUS são profissionais da saúde, indígenas, grávidas, crianças de até 5 anos, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e a população carcerária, devido à alta capacidade de transmissão do vírus. Para as demais pessoas, a vacina pode ser encontrada nas clínicas particulares de vacinação.

Se meu filho tomou a vacina no ano passado, ele não está protegido?
Não. Isso porque a imunização está garantida apenas por um período de 6 a 8 meses. Por essa razão é necessário receber a dose todos os anos. Segundo o especialista, alguns estudos mostram que quem já toma a vacina da gripe regularmente há alguns anos tem uma proteção melhor do que aquelas pessoas que estão começando a ser vacinadas agora. Mas isso não descarta a necessidade de tomá-la anualmente.

A vacina pode causar algum efeito colateral?
Como qualquer outra vacina, o local da picada pode ficar dolorido e inchado. Também pode haver efeitos como febre e indisposição. Mas nada que se assemelhe aos sintomas causados pela gripe.

A vacina contra a gripe é segura?
Sim. Apesar de muitos boatos de que a vacina provocaria a doença, isso é um mito, já que ela  é feita apenas com partículas virais, depois que o vírus foi morto e fragmentado. Não há nada vivo dentro da vacina que seja capaz de se multiplicar e levar à gripe. Por isso, até as grávidas podem receber a imunização com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.