quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Vale a pena ler de novo: REPORTAGEM ESPECIAL: Saiba mais sobre a queda do Avião Britânico em Ipanguaçu no ano de 1944

Resgatando a história do nosso município. Exibidaem 02/03 2013.
Estivemos hoje pela manhã no tão falado "Puxa". Mas, o que é PUXA? Onde fica?


PUXA é um lugar no recanto de Ipanguaçu pertencente a comunidade do Cuó, onde em Abriu de 1944, durante uma tarde tempestiva, um avião Britânico que saía de Fortaleza com destino a Natal, segundo informações trazendo alimentos, pois estávamos em período de Guerra, caiu e morreram seus 3 tripulantes. Isso é uma longa história pra gente contar depois.

A nossa visita no dia de hoje, foi porque assistimos um vídeo da Fundação Rampa e o historiador Jessé da comunidade de Lagoa de Pedra, falava nesse vídeo e lamentava porque mais de 60 anos nenhum Prefeito e Historiador da cidade de Ipanguaçu, colocava esse episódio como um fato histórico. 



Com o aval do Prefeito Leonardo, o blog Ipanguaçu do bem, juntamente com o Secretário de Cultura Fernando Neto, Genilo Rodrigues de Obras e alguns populares, fomos conhecer e visitar o lugar, pois é o desejo da atual administração torna-lo um ponto histórico e turístico da cidade. Onde alunos, historiadores e pessoas, possam visitar o lugar e conhecer um pouco da história.

Como você pode ver nas imagens, o lugar é bastante deserto, tomado pelo Marmeleiro e que em breve, com a autorização do senhor Coca o dono da terra, o lugar ficará limpo, sinalizado e com o cruzeiro totalmente recuperado. Vale salientar que a cruz ainda é original. Segundo informações, o monumento foi construído por Dr. Malta, chefe do "Fomento", que hoje é "Base Física" de Ipanguaçu.
 
Por curiosidade, encontramos pequenos vestígios, como parafusos, arruelas, molas, alumínios...etc, que talvez seja destroços do avião. Claro que precisam ser comprovados, veja imagem abaixo.
Possíveis destroços do avião.
Hoje foi apenas o começo para que esse fato acontecido a 14 km do centro da cidade e a 71 anos atrás, possa ficar imortalizado na história do nosso município.

No final do mês juntamente com Fernando Neto, Secretário de Cultura, iremos visitar a Fundação Rampa em Natal e o cemitério do Alecrim, onde estão sepultados os três passageiros do avião Britânico. No local do Cruzeiro, será colocado numa placa, com o nome in memoriam dos três tripulantes.

Mais fotos da visita abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.