sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Histórias do Bem - Comunidade da Crôa

Crôa uma comunidade destruída pelas enchentes e pelo progresso

A comunidade da Crôa, situada ao lado direito do Rio Piranhas, até trinta anos atrás tinha mais de 30 casas e cerca de 200 habitantes. Era uma comunidade muito movimentada, tinha uma pequena fábrica caseira de sandálias e materiais para equinos, que era da família Laurentino, as crianças e jovens da comunidade estudava na Escola Estadual Pedro Neto do Baldum, hoje uma casa de morada, e Raquel de Chico França foi a professora que alfabetizou várias crianças e jovens da Crôa.

Antes aqui era uma escola.

Quem não lembra das valsas nas tardes de domingo na casa de "Beleza". Alí moravam várias famílias, entre elas a do saudoso Luiz Pedro, muito conhecido em nosso vale, além de João Rebouças, Luiz Duro, Chico Augusto, Orlando, Diniz, Maria Macaca, Chico Frutuoso, Dona Zefa, Mariínha, Ernesto, a família Moura, presidente que nos carnavais se vestia de Papangu, fazendo medo as criançada da comunidade, e tantas outras famílias que fizeram a história da Croa.

Quem não andou para Assú pelo rio e que não passou pela porteira de Ernesto? Alí já tinha criança para abrir a porteira e pedir uma "nica", a mesma coisa acontecia na porteira do saudoso Luiz Pedro. 

E quando o Rio enchia lá estava os filhos de Mariínha com sua canoa para atravessávamos o rio, mas as enchente destruiram sítios e casas e a "Georgia" comprou as terras alí habitadas e os moradores tiveram que ir embora, a Croa ficou resumida a poucas casas, onde mora hoje a família Moura e Bumba de Julio Gabriel.

A Delmonte hoje é a empresa que está localizada nas terras da antiga Crôa e que traz empregos para os moradores das comunidades vizinhas. Da Crôa só restou a saudade dos amigos e das famílias que já se foram e algumas que ainda moram por alí, e de um bom tempo que ficou para trás.

Casa de Bumba de Julio Gabriel.
Esta é um pouco da história da comunidade da Crôa contada por seu Romoaldo de Mané de Dandão.
____________________________________
Beleza: Nome do homem que fazia as Valsas.
Nica: Dinheiro.
Georgia: Empresa Americana Agrícola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.