segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Acreditamos e confiamos na sua obstinação


Prefeito vai à Brasília cobrar agilidade para as obras de macrodrenagem do Rio Pataxó, em Ipanguaçu



Adicionar legenda
Com o objetivo cobrar maior agilidade do Governo Federal nos trâmites para liberação dos recursos das obras de macrodrenagem do Rio Pataxó, em Ipanguaçu, o prefeito Leonardo Oliveira viaja nesta terça-feira (18) para Brasília.
“O convenio entre os governos federal e estadual já foi assinado. Na capital federal, eu e a deputada Fátima Bezerra buscaremos que essa obra seja iniciada o mais rápido possível. Não podemos esperar! As famílias de Ipanguaçu, assim como eu, querem ver esse transtorno ter um fim o mais brevemente possível”, afirmou o prefeito.

Durante o período chuvoso deste ano, cerca de 160 famílias ficaram desabrigadas. As águas atingiram cinco bairros: Maria Romana, Ubarana, Manoel Bonifácio, Frei Damião e Pinheirão. Na zona rural, treze comunidades ficaram isoladas, só sendo possível o acesso através de canoas: Santa Quitéria, Barra, São Miguel, Luzeiro, Cuó, Base Fisica, Lagoa de Pedra, Itú, Picada, Porto, Salinas, Deus nos Guie, Sacramentinho e Pau de Jucá.

Convênio garante desobstrução de cerca de 10 km do Pataxó

Por conta das enchentes dos últimos anos, uma multinacional exportadora de banana teve que desativar algumas de suas fazendas em Ipanguaçu por conta da grande enchente daquele ano. Na ocasião, foram demitidos mais de 1500 funcionários, o que equivale a mais de 10% da população local, estimada pelo IBGE em quase 14 mil habitantes. “Caso as obra não venham a acontecer este ano, corremos sério risco de termos mais prejuízos, no próximo ano. Não só para as grandes empresas, mas, principalmente, para o pequeno produtor rural. Isso enfraquece muito a nossa economia” revela Leonardo.

A macrodrenagem de 10 quilômetros do Rio Pataxó, obra de custo demasiadamente elevado para os limitados recursos do poder municipal, extingue o medo de que novas cheias do Rio Pataxó ocorram nos próximos períodos chuvosos.

Durante a viagem, o prefeito visitará a Defesa Civil Nacional, além de passar por ministérios e gabinetes de parlamentares solicitando emendas para obras de infraestrutura e processos das obras da praça de Eventos e Esportes, reforma e ampliação das escolas de Tabuleiro Alto e Língua de Vaca, Creche Pró-Infância e uma retroescavadeira pelo PAC 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.