sábado, 11 de janeiro de 2014

Pessoas do bem

Nome: Sergino Cirilo de Oliveira.
Data de Nascimento: 04/06/1946.


Sergino Cerilo de Oliveira nasceu no dia 04 de junho de 1946 na comunidade de Curralinho Município de Assú, numa família de 8 irmãos, sendo 5 homens e 3 mulheres. Viveu a sua infância em Santa Clara e andava uma légua a pé para estudar no Porto Piató.

Na época as coisas eram difíceis, voltavam com tanta fome da escola, que comiam juá murcho pelo caminho, e a noite pra dormir rapadura com cuscuz seco, pois na época não tinha leite. E roupa? Essa é que era difícil, as dificuldades que seu pai passava só dava pra sustentar os filhos, e Sergino nos contou que ele e vários amigos da época andaram nu até quase 11 anos. E quando vestia um calção era de saco.

Mesmo com todas as dificuldades, estudou até a sexta série e concluiu o supletivo já no olho D'água Ipanguaçu na escola José Medeiros em 1982.
Casa da Veneza. Foto: Aluísio de França.
Veio com a família morar na Veneza em 17 de abril 1965, aí as coisas começaram a melhorar, morando na propriedade de Chico Pacaré ao lado de seus irmãos, trabalhando na agricultura ajudando o seu pai. Hoje a propriedade é sua. Sergino por 8 anos foi evangélico, depois voltou a ser católico, é um homem de fé e Deus é tudo pra ele.

Começou a namorar, e como sua namorada residia em Santa Clara, muita vezes atravessou o Rio Assú a nado para ir 'noivar' com sua atual esposa.

Não esquece do forró de Radiola na casa de Luís Dantas na Veneza, do forró e valsas da casa de João de Deus, onde hoje Sergino Mora, a casa era de taipa, ele vinha com os saudosos amigos Adalto e Luís Celestino.
Casa no Olho D'água. Foto: Aluísio de França.
Anos depois em 1975, Sergino se transferiu para casa de Olho D'água, onde hoje tem o balneário do Sergino, lugar aconchegante para passar um dia de lazer. E talvez você não saiba porque o nome olho D'água! Fiquei sabendo a visitar sua propriedade e ver de perto o lugar que deu o nome a comunidade. Veja na foto:
Buraco que deu origem ao nome da comunidade. Foto: Aluísio de França.
Era uma cacimba no córrego, mesmo que estivesse ceca, se furasse um buraco com uma estaca, a água chorrava um oieiro como chamado pelos antigos, ou um Olho D'água. Dai o nome Olho D'água, história confirmada também pelo amigo Chico de Regina.

Sergino recorda momentos de alegrias e tristezas que fizeram parte da sua vida, mas apesar das dificuldades, teve mais alegria que tristeza, e a sua maior alegria é ver seus filhos hoje todos vivendo bem e não terem passado as dificuldades que o mesmo enfrentou.

Claro que a perda dos seus pais, mas a morte do seu sobrinho Cícero filho de Neto, foi um momento que marcou, pois presenciou o momento em que ele estava deitado na areia quente do rio Assú, esperando socorro. Garoto jovem e cheio de esperança, cena que marcou muito.

Hoje aos 68 anos, Sergino é um homem realizado, e tudo que tem agradece a Deus, seus pais e seu trabalho.

Sergino é homem de bem, bom vizinho e por isso vive rodeado de amigos por todos os lados, ao longo da sua vida só construiu amizades. 

Quer saber melhor que é Sergino? Pergunte a quem mora no Olho D'água, pois o mesmo sempre prestou grandes favores a essa comunidade que já mais serão esquecidos.

A você meu amigo, meu abraço e agradecimento por me receber em sua casa, para contar um pouco da sua vida e podermos lhe homenagear em Pessoas do bem. É bom ter você como amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.