Distante a 10 km da cidade, fica situada entre Arapuá e Língua de Vaca, comunidade serrana, Capivara comemora hoje o dia de sua Padroeira Santa Ângela.
Missa solene e batizados farão partes da programação de encerramento. O celebrante será o Padre César.
Centro da comunidade de Capivara.
Um pouco da História de Santa Ângela.
Essa história é verdadeira. É a história de uma Santa. Uma Santa que impelida pelo Espírito, remou contra a maré, uma Santa moderna, não obstante o hábito um tanto medieval de terceira franciscana, e que deveria agradar, especialmente às moças e as senhoras do séc. XX e XXI. Uma Sta. Que plantou uma sementinha na Igreja do seu tempo; E esta semente transformou-se numa grande árvore de ramos numerosos.
Ângela, movida pelo Espírito Santo e confiante na capacidade da mulher, institui outro estado de vida. Ela aponta um terceiro caminho: o das mulheres vivendo no mundo como consagradas à Deus.
O fato de escolher, livremente, esse estado de vida, constituía um grande passo rumo à promoção da mulher. Todos os membros pertenceriam a uma verdadeira família espititual, apoiada por uma regra e colocada sobre a proteção de uma virgem mártir: "Santa Úrsula".
A fundação da companhia de Sta. Úrsula realiza-se no dia 25 de Novembro de 1535.
Ângela morre no dia 27 de Janeiro de 1540 em Bréscia.
As filhas de Sta. Ângela estão espalhadas no mundo inteiro: Ursulinas seculares, Ursulinas religiosas, todas unidas, fraternalmente no amor da mesma Mãe, Ângela Merici.
Ângela nasce por volta de 1474, em Desenzano, Itália. Cresceu na liberdade dos campos, trabalhando, brincando ou na monotonia das tarefas cotidianas com seus três irmãos e uma irmã.
Após a perda da irmã mais velha e pouco tempo depois da morte inesperada dos pais, Ângela vai viver em Saló com seu tio.
Vem aí a festa de N. S. de Lourdes em Ipanguaçu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.