segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Inscrições para o Sisu estão abertas

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) disponibilizou a consulta para as vagas que os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever na edição do primeiro semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita no site www.sisu.mec.gov.br.

No Estado, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferecem vagas pelo Sisu.

As inscrições estão abertas, e seguem até as 23h59 do dia 10 de janeiro, considerando o horário oficial de Brasília.

Nesta edição, a única nota válida no Sisu é a do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, desde que o candidato não tenha tirado nota zero na prova de redação.

Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre os dias 6 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Pela lei federal de cotas, em 2014 pelo menos 25% das vagas de cursos em instituições de ensino superior públicas serão destinadas a alunos oriundos de escola pública. Dentro desse grupo, metade das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Outra parte será ocupada por alunos negros, pardos e indígenas, em divisão feita proporcionalmente à porcentagem de negros, pardos e índios na população do estado da instituição, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O MOSSOROENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.