quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Ipanguaçu é 1º município do estado no Ranking da Transparência

2015-12-09 2}]]
-O município de Ipanguaçu ocupa a 1º posição no ranking da transparência entre os 167 municípios do estado. Este resultado faz parte do Mapa Nacional da Transparência, divulgado nesta quarta-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção, pelo Ministério Público Federal (MPF).

O levantamento foi feito pelo MPF em todos os 5.568 municípios do Brasil, no período de 08/09/2015 a 09/10/2015. A avaliação, que tem como finalidade mensurar o grau de cumprimento da legislação por parte dos municípios e estados, foi feita com base em um questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à 

Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla).
O índice leva em consideração aspectos legais e boas práticas de gestão, incluindo a divulgação de informações sobre receitas, despesas e licitações. Confira os dados completos no site: www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br/

Numa escala de 0 a 10, o Índice Nacional de Transparência é de 3,91, o índice médio estadual é de 2,90. Ipanguaçu ficou com o índice 7,9. 
Para o prefeito Leonardo Oliveira, a divulgação dos dados do MPF fortalece o compromisso do poder publico em manter a transparência na destinação dos recursos e assim atingir uma melhor pontuação frete aos outros municípios do país. “Fomos o primeiro município do RN, com menos de 50 mil habitantes a adotar o portal da transparência, isso por acreditar que a sociedade tem que ter a sua disposição todas as informações sobre os gastos da administração”, frisa o gestor.

O Ranking Nacional da Transparência tem o objetivo de medir o grau de cumprimento da legislação e no combate à corrupção, a avaliação foi feita nos portais da transparência dos 5.568 municípios e 27 estados brasileiros. 


O grau de cumprimento por parte de municípios e estados vai de uma escala de zero a dez. O Índice Nacional de Transparência é de 3,92, o índice médio estadual é de 2,87. Ipanguaçu, registrou a média de 7,9, ficando afrente do Governo do RN com 7,8 e as cidades de Assú, Natal, Parnamirim e Mossoró. 

“Essa transparência é uma obrigação nossa, de qualquer gestor, mas eu fico feliz enquanto prefeito cumprir. Vamos aperfeiçoar nosso trabalho e honrar essa missão que nos foi delegada”, reitera o prefeito Leonardo. 

Em Ipanguaçu, os dados no portal da transparência são alimentados em tempo real pelos os mais diferentes setores da esfera publica, além do atendimento e o acesso às informações dos documentos públicos. Para ter acesso ao portal da transparência basta acessar: www.ipanguacu.rn.gov.br/portaldatransparencia.


O resultado do trabalho MPF pode ser conferido, em detalhes, por meio dos gráficos no endereço eletrônico www.combateacorrupcao.mpf.mp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.