domingo, 19 de abril de 2015

Comunidade do baldum comemora hoje o dia de Santo Expedito - Ipanguaçu

“EXPEDITO, Santo, mártir de Melitene. Entre todos os membros do grupo de mártires de Melitene, venerados no dia 19 de abril, juntamente com Hermógenes (v.), Expedito sozinho teve um culto popular muito difundido, embora só tenha começado a ser cultuado a partir de uma época bastante recente. 
Como o Martirólogo Gerominiano, do qual dependem todos os martirólogos que trouxeram o nome de Expedito até o período Romano, faz apenas a indicação do primeiro nome do mártir, é absolutamente impossível ter informações precisas sobre a época da sua vida e sobre a sua martirização. Delehaye até já adiantou a hipótese de que o nome de Expedito pode ser nada mais do que uma leitura equivocada de “Elpidio”, outro mártir do grupo de Melitene, cujo nome acabou sendo apresentado no mínimo sob cinco formas diferentes. 
Encontram-se indícios do culto de Santo Expedito na Sicília desde a metade do Século XVIII, especialmente em Messina e Acireale, onde em 1781 Santo Expedito foi proclamado patrono secundário da cidade e era venerado como protetor dos comerciantes e navegantes e, de forma mais generalizada, era invocado para o rápido desembaraço dos negócios (negotiorum et expeditionum patronus). Um segundo centro de devoção específico a Santo Expedito se encontra na região Sul da Alemanha e, ao que tudo indica, no princípio, os motivos de tal veneração eram os mesmos dos da região da Sicília. A iconografia de Santo Expedito é muito sugestiva. Normalmente representado vestido como soldado romano, Expedito esmaga com seu pé um corvo, que gralha cras, cras (amanhã, amanhã, em latim), enquanto o Santo mostra um relógio que indica hodie (hoje, em latim). Em uma nova representação posterior, o relógio vem substituído pela cruz, que o Santo segura em suas mãos. O sentido é não postergar para amanhã o que se deve e se pode fazer hoje.

Expedito é considerado o Santo inimigo do amanhã, ao qual se deve recorrer para obter a concessão imediata, até mesmo hoje, de qualquer graça pedida. Ademais, não é inútil observar que esta opinião popular, à guisa de superstição, é atribuída, pelo menos no mundo latino, a um fácil trocadilho acerca do nome do Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.