quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Noticias do SINTE/RN



SINTE/RN aguarda relação dos professores que receberão as horas-atividade em folha extra.

A direção do SINTE/RN está aguardando a relação dos professores que receberão as horas-atividade em folha extra. As informações serão repassadas pelo Governo e estão disponíveis em nosso site provavelmente nesta quinta-feira (26).

O objetivo dessa medida é confirmar se os nomes são os mesmos da relação anterior ou se já houve o acréscimo de muitos que tem direito, mas ainda não constavam na listagem.

A direção do Sindicato orienta que aqueles que não estiverem na relação, mas que tem direito, devem solicitar uma declaração da escola em que atuam contendo nome completo, matrícula e o horário trabalhado antes da implementação do 1/3 de hora atividade entregá-la no SINTE/RN.

Plano Nacional de Educação é aprova na CCJ.
O projeto de lei que institui o Plano Nacional de Educação (PNE) foi aprovado nesta quarta-feira (25) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Agora, o projeto, que tramita no Senado como PLC 103/2012, será analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O coordenador geral Rômulo Arnaud está em Brasília representando o SINTE/RN e avalia a provação como muito positiva visto que há meses a matéria estava emperrada na CCJ. “Temos que comemorar mais esse passo e seguir firmes para a consolidação do PNE”, avaliou o sindicalista.


O PNE determina que ao menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) será destinado às políticas educacionais. Além disso, estabelece uma série de obrigações a serem cumpridas nessa área. A proposta possui 14 artigos e 20 metas.

Um dos obstáculos à votação da matéria era o impasse em torno da Meta 4 do PNE, que visa garantir o acesso à educação básica para os estudantes com deficiência (os alunos especiais) de 4 a 17 anos. Após negociações com senadores, o Ministério da Educação e entidades que se dedicam a essas crianças e adolescentes, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o relator do projeto, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) chegou a um texto de consenso. Vital é presidente da CCJ.

Na tentativa de pressionar a votação, que foi adiada por pedidos de vista, uma comitiva da CNTE formada por representantes de vários Sindicatos, inclusive do SINTE/RN, acamparam em frente ao Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.