quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Parabéns! Vós sois o sal desta Terra!

 

Brincar com palavras. Isso, sim, é algo extremamente prazeroso e divertido. Desde pequeno, sempre tive uma inclinação para o lado das letras, das palavras, dos textos. Nada contra quem gosta dos números, mas brincar com palavras sempre foi mais encantador e atraente para mim. Talvez por esse motivo, que ao pensar no tema para o Desfile Cívico dos 63 anos de Emancipação Política de Ipanguaçu, em 2011, e no Espetáculo que deveria encerrá-lo, me apeguei de corpo e alma à Literatura. Aquela arte que nos faz "rir, chorar e se emocionar. Tudo ao mesmo tempo", como bem nos diria a personagem Maria, interpretada no espetáculo pela aluna Érika Milene, 8º ano - Escola Municipal Adalberto Nobre de Siqueira.


Qualquer expectativa que eu tinha antes do dia 23 foi mais que quebrada, foi superada! O empenho de todas as comunidades escolares, fossem elas municipais ou estaduais, foi muito significante, algo realmente maravilhoso. Cada escola, cada programa social, cada aluno, cada pai ou mãe queria dar e mostrar seu melhor - aquilo que cada comunidade ou bairro tinha de mais belo a oferecer: o talento das suas crianças, adolescentes e jovens. Muitas foram as formas de maravilhar os olhos daqueles que à calçada de casa ou à própria margem da avenida, riam, brincavam e emocionavam-se ao ver cada escola, cada crianças, cada personagem mágico do mundo fantástico da Literatura Infantojuvenil passar a sua frente.


Figurinos belíssimos e muito bem elaborados, maquiagens alegres e típicas da alegria das histórias infantis, alegorias bem boladas que esbanjavam criatividade. Estas são apenas algumas das características que descrevem o trabalho excepcional que alunos, professores, diretores, coordenadores, famílias e demais funcionários das escolas de Ipanguaçu desenvolveram em suas comunidades e bairros e apresentaram com muita graça, brilho e emoção nas ruas da nossa cidade, em data tão especial. Para brindar seus 63 anos, as crianças e adolescentes "herdeiros do futuro" deram aula de Literatura na avenida. E que aula!

Por fim, o maravilhoso espetáculo. "Literatura: A Palavra como Expressão de Amor" uniu representações das escolas participantes no desfile e encantou com uma narração lindíssima dos mais belos contos e das mais clássicas e mágicas histórias da Literatura Infantil Mundial. Todos os envolvidos no Desfile e no Espetáculo estão de parabéns pelo empenho e garra em fazer o melhor desfile de todos os tempos em Ipanguaçu, que nas palavras da própria população "jamais se viu igual".

Portanto, quero registrar minha imensa gratidão e meus sinceros parabéns aos alunos e comunidades escolares das seguintes instituições: EM Adalberto Nobre de Siqueira - Agrovila Tabuleiro Alto (Alice no País das Maravilhas nunca foi tão mágica para mim quanto este ano. Vocês, meus meninos, fazem de mim um educador realizado todos os dias!), EM Francisco Florêncio Lopes - Pataxó (O Pequeno Príncipe me marca até hoje. É uma história para a vida. O empenho da escola de Pataxó foi louvável e o resultado foi esplêndido!), EM Manoel Ivo Ribeiro - Japiaçu (As crianças foram a alma do desfile.

Ninguém melhor que elas para nos lembrar dos Irmãos Grimm!!!), EM Francisco Targino Nobre - Língua de Vaca (Meu Deus! As gatinhas, e em especial Raíra, a gata principal, encantaram a todos. Foi, sem dúvidas, uma das apresentações mais gostosas de assistir.), EM Nelson Borges Montenegro - Comunidade Quilombola Picada (As cores e a criatividade da escola que me acolheu como aluno de 2002 a 2005 merecem todos os aplausos! Menção honrosa à ala das princesas africanas lindíssimas e à fauna e flora africanas. Foi lindo!), EM Francisca Neide Medeiros Costa Santos - Arapuá (Fidelidade! Esta é a palavra que resume vocês, meninos! Uma das escolas que melhor seguiu o perfil da história estudada. As meninas de Dorothy e os meninos de Homem de Lata, simplesmente, "causaram" na avenida. Criatividade e Empenho louváveis!), EM Francisco Soares da Costa - Pedrinhas (Minha gente, o público parou para recebê-los! A trilha de Harry e a entrada da escola com a expectativa das pessoas me emocionaram. Vocês merecem todos os parabéns, principalmente pela organização e carinho com os quais trataram nosso espetáculo.), EE Coronel Ovídio Montenegro (Dom Quixote ficou um máximo, pessoal. As meninas e o seu OLÉ que contagiava a todos nos ensaios, mostraram a que vieram no palco da Literatura!)... Ao Projovem Adolescente, mais aplausos e parabéns - a coreografia ficou DESLUMBRANTE.

Vocês, queridos e fantásticos alunos dessas escolas, participantes do nosso Espetáculo, são heróis! Merecem as maiores honras, dentre todos. Vocês encerraram com chave de ouro o que já vinha sendo lindo. Nas ruas, as pessoas elogiavam com verdade e emoção a beleza do desfile. Para um espetáculo de, mais ou menos, 1 hora de duração superar o desfile, só com um leque de TALENTOS como VOCÊS. 


A todas as escolas e programas sociais, meus parabéns!



Às escolas participantes do espetáculo, meus parabéns, novamente. Mas também, meu muitíssimo 
Obrigado! Vocês são, simplesmente, um dos meus mais novos "orgulhos"!!!

Com carinho e muita gratidão,
Professor André Magri Ribeiro de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.