domingo, 17 de julho de 2011

Entrevista com a Secretaria de saúde de Ipanguaçu Sumaria Fonseca


IP. Fale um pouco da sua viagem a Brasília?

S: Com relação ao XXVII congresso nacional de secretários municipais de saúde que ocorreu de 9 a 12 deste mês,  tivemos algumas informações positivas no que diz respeito ao repasse de recursos ao município, como o PAB FIXO que era de 18 reais por pessoa passará para 23 reais, além de informações para normatizar e agilizar os programas que são realizados no município, como: Pré-natal e a rede cegonha. Participei de 2 oficinas dirigida a município de pequeno porte, e de curso sobre contratos e convênios na rede de saúde. Tive a oportunidade de trocar experiencias com secretario de outros Estados, e o prazer de participar da entrega da medalha Dom Helder Câmara, ofertada a Maria da Penha pela cultura da paz e não violência contra a mulher.

IP. Quantos profissionais médicos estão atendendo em nosso município? Nos PSF's e nos Plantões?

S: Temos 4 médicos atuando nos PSF's e dois em processo de contratação para completar todas as 6 equipes. Além dos médicos plantonistas, sendo que alguns já trabalham nas equipes, temos médicos nos plantões noturnos e nos fins de semana 24 horas.

IP. O que o PSE e qual o público Alvo?

O PSE (Programa Saúde na Escola) é um programa parceiro do PSF, para trabalhar ações junto aos alunos das escolas, tanto da rede Municipal como da rede Estadual.

IP. Quais os tipos de exames realizados em nossa cidade?

Os exames que realizamos aqui no município, são todos os exames laboratoriais simples como: Sumario de Urina, Hemograma, Colesterol Total e frações, triglicerídios, Parasitológico de fezes, entre outros. Alguns exames, como as Sorologias, Baciloscopia e PCA são colhidos no nossos laboratório e são enviados para o laboratório regional (LAREM) em Mossoró. Além desses, realizamos exames de Imagem, como Ultrassonografias.

IP. E as Vacinas?

S: Em relação as vacinas, dispomos de todas as vacinas preconizadas pelo ministério da saúde, que são elas BCG, Hepatite B, Polio, Tetravalente, Tríplice Viral, Pneumo 10, Meningogócica, e ao Contra o Tétano é a mais procurada. Inclusive os jovens com idade até 24 anos devem tomar a vacina contra a Hepatite B, para isso procurem as equipes de PSF ou a nossa sala de vacina.

IP. Na sua visão de Secretária, como se encontra a saúde no nosso município? E qual o objetivo da reforma do centro de Saúde?

S: Na gestão atual conseguimos avançar muito comparando com a saúde que tínhamos, para que temos hoje, e a nossa meta é avançar cada vez mais, realizando ações e obras que melhorem a situação do nosso município. Com relação a reforma no centro de saúde, é para melhorar a estrutura física, para podermos também prestar melhores serviços a população de Ipanguaçu.

IP . Obrigado Secretária e queremos acrescentar que em virtude da reforma do centro de saúde, todo atendimento médico estão sendo realizados na sede da prefeitura vizinho a secretaria de educação.

S: Quero agradecer e parabenizar este blog que só veio engrandecer e elevar o nome da nossa cidade, falando e divulgando as coisas boas da nossa terra.

Ipanguaçu do Bem prestando serviço a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.