terça-feira, 17 de janeiro de 2017

17 de Janriro dia Santo Antão, o padroeiro dos animais domésticos


Dia 17 de Janeiro. Dia de Santo Antão, o padroeiro dos animais domésticos

História: Santo Antão (conhecido no Brasil também pelo nome Santo Antônio Abade) foi um monge egípcio que viveu por volta de 251-355.

É chamado o pai dos monges, pois foi o pioneiro da vida monástica na Igreja, Depois de passar certo tempo com um grupo de ascetas, foi para o deserto e entregou-se à mais profunda contemplação.

Juntaram-se a ele muitos discípulos, os quais, sob a sua orientação, viviam em pequenas comunidades. É invocado contra as tentações.

Ficou órfão muito cedo e com a responsabilidade de cuidar sozinho de sua irmã e da fortuna deixada por seus pais, decidiu ouvir o chamado de Cristo que há muito lhe dizia para dedicar-se a fé católica.

Doou tudo o que possuía, reservando apenas a parte de sua irmã e a enviou para um convento, seguindo seu caminho apenas com sua crença, optando por morar isoladamente como um eremita.

Porém o demônio teimava em colocar sua fé em xeque e o tentava de todas as maneiras, com pensamentos obscenos e impuros. Mas a serenidade de Santo Antão frente a tantas provocações era tão grande que, por fim, o diabo se cansou.

Achando que poderia viver de forma mais isolada, decidiu se abrigar em um tumulo.

Logo depois seguiu para o deserto e atravessando o Rio Nilo, passou a viver no cume de uma montanha por vinte anos. Mais tarde fundou um mosteiro em Fauim. Morreu aos 105 anos.

Oração: Ó Deus, que nos destes no Abade Santo Antão um testemunho de perfeição evangélica, fazei-nos em meio às agitações deste mundo, fixar o coração nos bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Devoção: A Ouvir a voz de Deus em seu interior, auto-conhecimento e conhecimento de Deus, na solidão

Padroeiro: Dos animais domésticos

Outros Santos: Antonio (abade); Diodoro (presb); Mariano (doutor); Espeusipo, Aleusipo e Meleusipo (irmão); e Leonila (mártires); Antônio Mérulo e João (monge); Julião, Sabas (eremitas), São Sulpício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.