Em vez de culparmos a rede de telefonia das operadoras por um serviço de má qualidade, parece que o problema é muito mais complexo do que imaginávamos. Devido à imensa energia gerada pelas tempestades solares na superfície de nossa estrela, as telecomunicações terrestres são afetadas.
As tempestades – que são erupções de gás quente – produzem ondas de choque tão poderosas que partículas são enviadas para o espaço em velocidades de milhões de quilômetros por hora.
De acordo com os resultados de estudos da Trinity College Dublin, Universidade do Havaí e Universidade de Londres, a energia faz com que os elétrons criem ondas de rádio que, eventualmente, atingem a atmosfera da Terra.
Estas ondas perturbam os sistemas de comunicação por satélite quase que diariamente, de acordo com o Dr. Jason Byrne, cientista da Universidade do Havaí, um dos primeiros no mundo a interligar as tempestades solares com os problemas de interferência em ondas de rádio.
“Foi feita uma ligação entre ondas de rádio e tempestades solares. Se pudermos identificar a fonte, podemos ter uma ideia melhor sobre o que as partículas vindas do Sol causam em um momento específico, o que nos permite possivelmente prever futuras chegadas das tempestades na Terra”, comentou o Dr. Byrne em entrevista ao Huffington Post.
A pesquisa usou a combinação de fotos de altíssima resolução a partir de duas naves espaciais com detecção de rádio através de explosões. Ele estava localizado na Irlanda e conseguiu identificar onde exatamente as tempestades solares se originaram e o tempo exato que impactaram a Terra.
Embora saibamos que as ondas de rádio atingem um certo pico devido à atividade solar, o que de fato causa os picos é um mistério para a astronomia.
Os pesquisadores esperam que com o estudo, as interrupções no serviço de telefonia móvel, bem como chamadas desligadas, blecaute de rádio e problemas em sinais de GPS possam ser explicados.
Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / NASA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.