Resgatando a história do nosso município. Exibidaem 02/03 2013.
Estivemos hoje pela manhã no tão falado "Puxa". Mas, o que é PUXA? Onde fica?
PUXA é um lugar no recanto de Ipanguaçu pertencente a comunidade do Cuó, onde em Abriu de 1944, durante uma tarde tempestiva, um avião Britânico que saía de Fortaleza com destino a Natal, segundo informações trazendo alimentos, pois estávamos em período de Guerra, caiu e morreram seus 3 tripulantes. Isso é uma longa história pra gente contar depois.
A nossa visita no dia de hoje, foi porque assistimos um vídeo da Fundação Rampa e o historiador Jessé da comunidade de Lagoa de Pedra, falava nesse vídeo e lamentava porque mais de 60 anos nenhum Prefeito e Historiador da cidade de Ipanguaçu, colocava esse episódio como um fato histórico.
Com o aval do Prefeito Leonardo, o blog Ipanguaçu do bem, juntamente com o Secretário de Cultura Fernando Neto, Genilo Rodrigues de Obras e alguns populares, fomos conhecer e visitar o lugar, pois é o desejo da atual administração torna-lo um ponto histórico e turístico da cidade. Onde alunos, historiadores e pessoas, possam visitar o lugar e conhecer um pouco da história.
Como você pode ver nas imagens, o lugar é bastante deserto, tomado pelo Marmeleiro e que em breve, com a autorização do senhor Coca o dono da terra, o lugar ficará limpo, sinalizado e com o cruzeiro totalmente recuperado. Vale salientar que a cruz ainda é original. Segundo informações, o monumento foi construído por Dr. Malta, chefe do "Fomento", que hoje é "Base Física" de Ipanguaçu.
Por curiosidade, encontramos pequenos vestígios, como parafusos, arruelas, molas, alumínios...etc, que talvez seja destroços do avião. Claro que precisam ser comprovados, veja imagem abaixo.
![]() |
Possíveis destroços do avião. |
Hoje foi apenas o começo para que esse fato acontecido a 14 km do centro da cidade e a 71 anos atrás, possa ficar imortalizado na história do nosso município.
No final do mês juntamente com Fernando Neto, Secretário de Cultura, iremos visitar a Fundação Rampa em Natal e o cemitério do Alecrim, onde estão sepultados os três passageiros do avião Britânico. No local do Cruzeiro, será colocado numa placa, com o nome in memoriam dos três tripulantes.
Mais fotos da visita abaixo.
Mais fotos da visita abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.