Histórias do Bem: Comunidade do Japiaçu Em13/12/2011
Japiaçu fica a 4 km do centro da cidade
Japiaçu nome de origem indígena e quer dizer "o que tem o pé grande", a comunidade de Japiaçu a 50 anos atrás, suas terras eram quase todas de Joaquim Morais, tinha aproximadamente 10 casas, todas de taipa, vindo depois a de Manuel Ivo Ribeiro de Alvenaria.
As primeiras professoras a dar aulas em casa, ensinando a carta do ABC, foram Regina e Rosilda Ribeiro, ambas já falecidas. Dona Maria José e Dona Elisa era as parteiras que faziam partos em casa e ajudaram a muitas crianças do Japiaçu a vir ao mundo. Naquela época a economia da comunidade era a agricultura, vindo dos roçados de milho, feijão e algodão no período de inverno e na seca do corte da palha de Carnaúba. Hoje muitos ainda vivem da Agricultura irrigada e outros trabalham nas firmas agrícolas de nossa cidade.
Alí também tinha animação através do pastoril e das valsas na casa do saudoso João de Deus. As famílias tradicionais da historia da comunidade foram Morais e Ribeiro, vindo depois as famílias Silvino, Fernandes, os Camilos, Tavares, Fonseca e entre outras que hoje fazem parte da comunidade.
Desde 82, que o Japiaçu conseguiu uma representação politica na câmara de vereadores, através do Saudoso Chico Fonseca, depois seu Filho e seu Neto. Ultimamente está sem representação, a comunidade ainda hoje sente a falta do grande amigo e politico Chico Fonseca.
Hoje o Japiaçu tem em torno de 50 casas e aproximadamente 200 habitantes, uma escola cujo nome é Manuel Ivo Ribeiro, quadra de Esporte e uma capela de Santa Luzia, padroeira da comunidade.
Nesta semana, está se realizando a festa da Padroeira da comunidade. Ipanguaçu do Bem parabeniza a todos os fieis e devotos de Santa Luzia. E deseja a todos os moradores da comunidade um Feliz Natal e um prospero Ano Novo.
Esta é um pouco da historia da comunidade de Japiaçu contada por Israel Ribeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.