Isaura Vieira Tenório, nasceu no dia 31 de dezembro de 1912 na comunidade de Ubarana, onde vive até hoje com sua filha Baxica, como conhecida, uma neta e uma bisneta Alice Gabriele.
Dona Isaura foi uma criança sem infância, aos 11 anos perdeu sua querida mãe e ficou na tutela de sua tia Auzira, a quem agradece pelos momentos que viveram juntos. Depois foi morar com seu Padrinho Chico Teófilo, homem de caráter firme e disciplinador. Teve 12 filhos, criou 6 e só Deus sabe o sofrimento que esta mulher forte e guerreira passou para criar esses filhos e não deixar faltar o pão de cada dia.
Lavava roupa de ganho, carregava água em galão e até mesmo na cabeça, numa vida dura e castigada pelo destino, morou de baixo de uma quixabeira com os seus filhos. Mesmo assim confiante e fiel a Deus, nunca perdeu a esperança. Dona Isaura contou que nunca esqueceu de uma grande chuva que passou com seus filhos de baixo desta quixabeira, e teve que cobri-los com palha de carnaúba.
Foram dias difíceis de incertezas, mas só a coragem e a determinação de uma mulher marcada pelo sofrimento, fez com que Dona Isaura permanecesse de pé em busca de dias melhores para os seus filhos.
Viu a Ubarana crescer e durante todo este tempo só construiu amizades, o que a torna uma mulher muito feliz. Hoje completando 100 anos, Dona Isaura continua lúcida, mesmo com dificuldades para caminhar, não deixa de fazer alguns afazeres domésticos; como lavar roupa.
Quando cheguei agora de manhã na sua casa ela estava na lavanderia fazendo o que mais gosta, pois sempre foi cuidadosa e limpa com as suas coisas. Apesar de todo sofrimento da sua infância e da sua juventude, hoje ela é uma mulher feliz e rodeada de carinho e afeto por todos os lados, dos amigos, dos vizinhos e da família.
Deixo aqui um abraço e um beijo de coração e dizer que me sinto feliz em poder hoje está lhe parabenizando e te homenageando em Pessoas do bem - Especial de Ano Novo.
Feliz Ano Novo cheio de paz e harmonia pra você e toda sua família. É bom ter a senhora como amiga.
omenagen mais que merecida parabens querida vô do seu neto luzigenio
ResponderExcluir