História
Em 16 de junho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama (RN). O que motivou a chacina? A intolerância calvinista dos invasores que não admitiam a prática da religião católica: isso custou-lhes a própria vida.
Três meses depois, aconteceu outro martírio, no qual 80 pessoas foram mortas por holandeses, entre elas, o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Este massacre aconteceu na Comunidade Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante – a 18 km de Natal, litoral do RN.
Desde então, a Igreja Católica celebra a festa dos Bem-Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no dia três de outubro.
A celebração de beatificação dos Promártires aconteceu na Praça de São Pedro, Vaticano, no dia 5 de março de 2000, presidida pelo Papa João Paulo II. Cerca de mil brasileiros participaram da celebração. (Informações da Comunidade Católica Shalom).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.