terça-feira, 16 de abril de 2013

Agradecimento ao blog

Prezado Aluízio,
quero parabenizá-lo pela prestação de serviço que muito bem conduz, por meio deste Blog. É uma atividade muito importante, que não só, divulga mas articula informações e serviços entre várias gerações, com as tentativas de identificar e colocar em contato, na atualidade, pessoas que sendo da terra, estão residindo em outros pontos deste país, sentindo-se deslocadas e alijadas de suas origens. Isto ocorre, por falta de informação, até de como chegar e se relocalizar na terrinha, de imediato, a hoje Base Física, antes a Fazenda ou Posto Agropecuário, e na cidade mesmo, no Centro, onde prestei serviços como Professor no Grupo Escolar Cel. Ovídio Montenegro, sob a direção da saudosa e eficiente Professora Nilda Ribeiro. No alvorecer dos anos 60, nascido e criado nas cercanias da Base Física, fui alçado aos vôos do acesso à cultura letrada, como aluno da Professora Dona Rosa, com quem terminei o meu Curso Primário, na época, e de quem recebi um Certificado de Conduta Intelectual, título que atestou ter eu feito a Conclusão de Curso Primário, confirmando a minha capacidade intelectual para seguir os estudos no níveis Ginasial e Técnico em Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio, em Açu, ligada ao Educandário Nossa Senhora das Vitórias, das irmãs da Congregação Filhas do Amor Divino. Ao mesmo tempo em que cursava o ensino Fundamental e Médio em Açu, dois pais, da rendondeza do Posto Agropecuário: os senhores Adalberto e João de Deus, me convocaram para desasnar os seus filhos, respectivamente, Adalberto (Filho) e José, dando início o que veio a se constituir, logo mais, na Escola Particular de Primeiras Letras (EPPL),
a grafia é você expôs muito bem, como marco desta existência. Joana, que te acessou a foto, foi aluna daquela Escola, desde a Carta de ABC até os demais anos do Primário, cursados pelos livros que se seguiam, após vencer cada um deles, tais, como: Carta do ABC; Cartilha; Primeiro, Segundo, Terceiro e Quarto Anos, e por fim, o Preparatório para a prestação do Exame de Admissão ao Ginário, a partir do qual estavam liberados de minha orientação profissional. Então, com isso que te expuz, dá para sentir o quanto de lembranças me vieram à vida que levo hoje, e que se incorporam na obrigação que tenho de documentar tudo isso em livro, primeiramente, e, em outras formas de registro e divulgação a partir do que estiver documentado, seja por escrito, fotos e documentos elaborados. Por fim, isso tudo me emocionou profundamente, pelo que agradeço, pois me ajuda a levar adiante o meu projeto de documentar essa minha trajetória educacional, a partir daí, passando pelos títulos que galguei, como especializações, no México (1972), e na UFRN (início dos anos 80), lá ainda meu Mestrado e Doutorado em Educação, anos 80 e 90. Vou parar por aqui, ficando disponível para dar prosseguimento aos detalhamentos desta minha trajetória, realçando que, tudo isso pode estar à disposição dos atuais Ipanguaçuenses, desde que me seja solicitado e abertas as portas para que as comunique. Abração para você e Joana, pela audácia e a generosidade de me pinçar e trazer ao solo após o mergulho de todos esses anos. Até as próximas oportunidades. Este Professor Doutor, José Nicolau de Souza.
Obrigado pelas considerações ao blog, José Nicolau! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.