segunda-feira, 14 de maio de 2012

História do Bem: Nova Descoberta

Família de seu Luiz de Simião.
A comunidade de Nova descoberta a quase 30 km do centro de Ipanguaçu, teve seu inicio por volta dos anos 40, com apenas a casa de Simião e um armazém. Segundo Luiz de Simião que mora na comunidade desde 1942, Nova Descoberta foi desenvolvendo lentamente com as famílias Bento, Tavares, Santos e Cassimiro, que deram grandes contribuições para o crescimento da comunidade.



Naquela época as coisas eram muito difíceis, a água para o consumo eles ia buscar a 3 km na lagoa da ponta grande e a bodega mais próxima ficava na Lingua de Vaca na casa de seu Eduardo, pai do vereador Dedé. O Transporte da época era o jumento.

As crianças que nasciam na comunidade eram pegadas pelas parteiras Marinha, Xica Pingoreto e Isabel Malaquias. Dona Cristina e Chico de Simião foram os primeiros professores que davam aulas em casa, usando a famosa palmatória e ensinando a carta de ABC.

Depois que Sacramento passou a ser Ipanguaçu, Nova Descoberta passou a fazer parte do nosso município e nos anos 90, passou a fazer parte do município de Afonso Bezerra. E segundo seu Luiz de Simião, foi no governo de Chagas Avelino que a comunidade passou a ter seus melhores momentos.

No ano 2000 pela divisão do IBGE, Nova Descoberta passou a pertencer a Ipanguaçu, no Governo de José de Deus, "onde a comunidade passou por momentos difíceis, pois foi totalmente abandonada e depressada pelo poder público", disse seu Luiz Simião.


Hoje na administração do jovem Prefeito a comunidade ganhou reconhecimento, respeito e cidadania. E Leonardo para seu Luiz e a comunidade foi e continua sendo o melhor Prefeito para Nova Descoberta, a comunidade cresceu muito, hoje tem mais de cem residencias, aproximadamente trezentos e cinquenta habitantes, quatro oficinas mecânicas, loja de tecidos, mercearias, quadra de esportes, campo de futebol, escola municipal, posto de saúde, igrejas evangélicas e uma praça.



Povo Guerreiro e trabalhador, maioria agricultores, outros trabalham nas empresas de nosso município e funcionários públicos que trabalham nas escolas, são todos da comunidade.

Apesar da distância do centro de Ipanguaçu e das dificuldades enfrentados por muitos anos pelos moradores de Nova Descoberta, podemos dizer que são cidadãos felizes, valorizados e vivem unidos lutando cada vez mais para o crescimento da comunidade. A comunidade agradece a administração Governando Nossa Terra, diferente da administração passada, por tudo que tem feito por Nova Descoberta. Agora todos pedem e acreditam que em breve a ruas da comunidade sejam todas pavimentadas.

Dia da Mães em Nova Descoberta. (Foto: Keyson Cunha)


Finalizo mandando um abraço a todos os moradores, e fico feliz em poder contar um pouco da sua história, contada por seu Luiz Simião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.