terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Histórias do Bem: Comunidade da Capirava


Distante a 10 km da cidade, fica situada entre Arapuá e Língua de Vaca, comunidade serrana. Segundo alguns moradores, discordam da origem do nome, que diz que é porque alí tinha muitas Capivaras. Dona Joanita nos falou que Ali era uma área coberta de vegetação de onde tirava muitas varas, por isso o nome Capivara.

Dona Joanita de 80 anos de idade, a mais de 60, chegou na comunidade e quando veio morar alí, tinha pouco mais de 10 casas e apenas 2 de tijolos, hoje a comunidade 36 casas e aproximadamente 130 habitantes e apenas 1 casa de taipa.

A comunidade antigamente tinha uma parteira conhecida por mãe Dourinha, que fazia partos em casa e ajudou muitos filhos da Capivara a vir ao mundo.

A primeira professora foi Dona Cícera que ensinava em uma casa que ficava encima da serra, depois Dona Vera Delmiro, que também ensinava em casa e ensinou muitos a ler e a Escrever, tendo ao seu lado a famosa palmatória. Dona Vera ainda é viva e reside na comunidade do Arapuá.

Na comunidade também tinha um pastoril.

As famílias que construíram a historia da comunidade foram Felix, Lopes, Barreto (Gachelo), Maiada e Rodrigues. A padroeira da comunidade é Santa Ângela e é comemorado no dia 27 de janeiro.

A escola da comunidade que tem o nome Francisco Felix Rodrigues foi fechada na administração de José de Deus e da secretária Neide que adoravam fechar as escolas pequenas, pois diziam que dava prejuízo. Infelizmente quem perde é a comunidade.

Hoje a comunidade tem médico da família, agente de saúde, um barzinho onde as pessoas se reúnem para beberem e conversarem, um time de futebol de campo, mas não tem comercio. Todos fazem feira fora da comunidade.

A maioria dos habitantes trabalha na agricultura e nas empresas agrícolas de nossa cidade, outros vivem de programas sociais do governo e aposentadorias.

O sonho dos jovens da comunidade é a construção de uma quadra de esporte, que terá mil utilidade para os jovens e a comunidade.

Hoje começou a reforma da antiga escola que será transformada em um moderno mine posto de saúde.

Capivara, comunidade de pessoas simples trabalhadoras, mas que nunca perderam a esperança, apesar de algumas dificuldades, adoram o lugar onde vivem e são muitos felizes. Esta é um pouco da história da comunidade de Capivara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.