Pesquisadores garantem: seu cocô vale ouro (e prata, cobre, chumbo...
Info Abril - Um estudo divulgado nesta segunda-feira (23) por geólogos americanos revela que as pessoas mandam para o esgoto altas concentrações de metais valiosos, toda vez que dão a descarga.
Os pesquisadores do Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos passaram oito anos coletando todos os meses amostras de esgoto e catalogaram o que encontraram no meio dos resíduos orgânicos das residências e negócios americanos. O metal mais comum no esgoto foi a prata, que apareceu em 28 partes por milhão, em média. Cobre, chumbo e vanádio também foram encontrados em altas concentrações.
Os resultados da pesquisa, apresentados durante a conferência anual da Sociedade Química dos Estados Unidos, afirma, que a grande variedade de metais é resultado da decomposição de produtos usados pelas pessoas. "Existe metal em todos os lugares: em produtos para cabelo, detergentes e até nanopartículas colocadas em meias para prevenir o mau cheiro", afirma em comunicado a geóloga Kathleen Smith.
A equipe de pesquisadores usou técnicas de mineração industrial para extrair os produtos químicos. "Estamos interessados em coletar metais valiosos que possam ser vendidos, incluindo metais tecnologicamente importantes, como o vanádio e o cobre que estão nos celulares e computadores", afirma Smith.
Segundo outro estudo, da universidade do Arizona, nos Estados Unidos, uma cidade de um milhão de pessoas produz, anualmente, cerca de 13 milhões de dólares em minerais coletados a partir do esgoto. Mas ainda não se sabe se o processo possa valer a pena, financeiramente, quando for aplicado em larga escala.
Outra opção seria usar o metal vindo do esgoto como fertilizante. Atualmente, metade do esgoto tratado é usada como fertilizante, quantidade que pode ser aumentada com o metal tratado.
"Se conseguirmos separar parte dos metais liberados pelo esgoto, poderemos usar o material orgânico como fertilizante de campos e florestas e, ao mesmo tempo, recuperar metais e outros elementos valiosos. É uma relação ´ganha-ganha´", afirma Smith.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.