História da comunidade de Curralinho contada por seu Chico Morais
Comunidade situada a pouco mais de 7 Km do centro de Ipanguaçu e localizada as margens do rio Assu.

Seu Chico Morais chegou a comunidade em 1942 para morar com Seu Chicó Fonseca (in memoria), na época também morava alí na comunidade o Pedro Julião, Domingos Frutuoso, Luíza Inácio, Afonso, Zé Felipe, Adalha, Chico Mateus e Maria Madalena. Mais de 10 casas formava a comunidade, que tinha na época mais de 40 habitantes. Viviam de agricultura, agropecuária e pesca, já que o Curralinho era beneficiado por ficar próximo as margens do Rio Piranhas.
Conta Seu Chico Morais(foto), que naquela época não tinha escola e para estudar tinham que ir para a Baviera em Ipanguaçu. Como naquela época as mulheres sempre ganhavam neném em casa, elas tinham parteira - a esposa de Henrique - onde também era curandeiro da comunidade.
![]() |
Estrada que dá acesso ao Sítio Curralinho. |
Nós anos 70 a comunidade ganhou a Escola Elisa Ribeiro, construída na administração Maria Eugênia Montenegro, época em que as crianças estudavam o primário. Lembrando que Rosirene de Afonso foi uma das primeiras professoras da escola. Com a chegada da Delmonte que comprou a propriedade de Valter Leitão, a escola foi extinta.

Com o passar do tempo, muitas comunidades cresceram e se desenvolveram, no entanto o Sítio Curralinho atualmente não tem quase nenhum morador.
Quem visita aquela comunidade ver o abandono e o desprezo de um lugar que já foi bem aconchegante.
Essa é um pouco da história da comunidade contada por Seu Chico Moraes.
Veja fotos da comunidade:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.