No calendário do nosso país, nós podemos ver várias datas comemorativas, sendo que algumas delas são feriados nacionais. O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma destas datas, sendo comemorado no dia 1º de maio, no Brasil e em vários outros países ao redor do mundo.
Como e por que surgiu a data?
A história do Dia do Trabalho tem início no ano de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio desse ano, milhares de trabalhadores foram às ruas protestar contra as más condições de trabalho, como a enorme carga horária (13 horas ao dia) que tinham que cumprir. Entre as reivindicações, os trabalhadores pediam a redução dessa jornada de trabalho. Nesse mesmo dia, ocorreu uma enorme greve geral dos trabalhadores em todos os Estados Unidos.
Dois dias após essa greve geral, houve um conflito entre policiais e trabalhadores, com a morte de alguns manifestantes e tantos outros feridos.
Os protestos realizados pelos trabalhadores no dia 4 de maio de 1886 ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a central sindical chamada “Segunda Internacional Socialista”, ocorrida em Paris em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado no dia 1º de maio de cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.