Um pouco da hist´ria.
Cuscuz é um prato berbere originário do Magrebe (região do norte de África) que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo. ... Na Tunísia, o cuscuz tem “estatuto” de prato nacional, mas em Marrocos e Argélia é também praticamente o prato do dia.
Foi trazido para o Brasil durante a colonização dos portugueses, no século XV. Nessa época, a produção da farinha de milho era feita de forma artesanal, ou seja, quando o milho poderia ser moído. Era uma comida destinada às famílias pobres, aos escravos e também aos bandeirantes, que a consumiam junto com carne seca batida no pilão. Muitas vezes, era um prato vendido em tabuleiros pelas mulheres negras ou mercadores, além de outros quitutes. Depois, passou a ser feito industrialmente e distribuído por todo o país.
O cuscuz pode ser produzido com farinha de mandioca, de arroz ou aipim, mas o milho é um dos principais elementos utilizados na preparação do cuscuz brasileiro. É consumido tanto à noite como pela manhã, com manteiga, dissolvido em sopa ou com leite.
Destaca-se em vários tipos, como:
Cuscuz Paulista: Feito com farinha de milho ou de mandioca e possui ingredientes tais como palmito, pimentão, tomate, milho, camarão e peixe. A mistura descende dos índios e dos bandeirantes e obteve um estilo mais sofisticado.
Cuscuz Nordestino: Feito no vapor, somente com sal e consumido no café da manhã, umedecido com leite de coco. É uma receita fácil e também é uma das mais comercializadas em restaurantes.
Cuscuz Maranhense: Feito com flocos de arroz, goma de tapioca, água e sal. Depois de pronto, vai para a cuscuzeira. Ele é chamado também de cuscuz de arroz.
Cuscuz Marroquino: Típico do Marrocos feito com sêmola de trigo, sendo possível adicionar ingredientes como legumes, caldos, carnes, frutas secas e temperos. É um prato muito apreciado e temperado. Pode-se adicionar açúcar, canela, leite ou iogurte e consumí-lo como sobremesa ou lanche.
Cuscuz de Coco: Feito com coco fresco ralado, açúcar e farinha de milho branco. Para servir, pode-se adicionar cravos e leite condensado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.