domingo, 20 de novembro de 2016

Histórias do bem: Comunidade de Angélica

A partir de agora você vai ficar sabendo um pouco da história da Comunidade de Angélica, contada por Antônio Bento Soares de  66 anos, pai de 5 filhos, 14 netos e 3 bisnetos.

Seu antônio é casado, agricultor e mora na comunidade desde que nasceu.
Origem do nome: Foi por causa de algumas plantas que tinha na região com o nome de Angélica.
Angélica fica a um pouco mais de 18 Km do centro de Ipanguaçu, tem mais ou menos 68 casas, e ainda tem em pleno século XXI, 20 casas de taipas, o grande entrave para a construção dessas casas de alvenaria ainda é o INCRA. A primeira professora da comunidade foi  Dona Marizinha ensinou a muitos a carta do ABC.

A primeira  parteira foi Dona Clara que residia em Língua de Vaca,
e a primeira bodega foi do Senhor Luiz de Domingo.
Hoje  a comunidade que tem cerca de 350 habitantes tem um Posto de Saúde, Capela, Praça com TV pública, e um lugar para festa chamado Brisas Bar, cabeleleiro,Paulo José,que trabalha em sua própia casa. e um Cemitério público, que ainda falta iluminação e água.





 As crianças, jovens e adultos que estudam são transportadas para as Escolas de Língua de Vaca e Tabuleiro Alto, Ensino fundamental e para Ipanguaçu, Ensino médio.

Economia e trabalho

Em virtude da falta d'água os filhos de Angélica vão em busca de trabalho em outras comunidades, como Carnaubal, trabalho na diária ou em algumas empresas
A água paracomunidade é hoje atarvés de cisternas e muitas já acbou a agua da chuva e esperam muito pelo carro pipa do município para encher as que secam ,para poderem usar no consumo humano,
O sonho dos filhos de Angélica é que em breve seja perfurado poços na comunidade já que em toda área tem água em abundância e cada família passa a irrigar sua terra e ter muita fartura.

Fazenda Ouro verde




O caminho para o futuro foi apontado e aberto pelo amigo Didiu que juntamente com sua família perfuraram um poço e hoje tem uma grande área irrigada de muita fatura de banana, mamão e criação de gado, além da ótima qualidade da água para o consumo humano. Eu vi hoje de perto e tomei da deliciosa água que tem sabor de água mineral.

Segundo alguns moradores a comunidade sempre foi esquecida pelo poder público, apesar de Leonardo ter sido o prefeito que fez alguma coisa na comunidade, mais ainda falta muito.

Eles deixam um apelo pra que o poder público  façam alguma coisa para que Angélica se desenvolva pelo menos na agricultura, pois a comunidade é formada de homens e mulheres de bem, trabalhadoras e dispostas a buscarem através de oportunidades dias melhores para comunidade.

Esporte
A comunidade tem grandes desportistas, jovens, amantes do futebol e do futsal, entre eles Raminho e Douglas, campeão do futbol de areia do Jern's regional de Assú, pela escola Manoel de melo Montenegro e deixo um apelo, um pedido para a construção de uma quadra de esporte na comunidade e um campo de futebol.
Agradeço aos moradores pelas informações passada ao blog e pelo carinho e atenção com a gente.
Imagens de algumas Familias de Angélicas,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obs: Comentários preconceituosos, difamatórios e sem nenhuma relação com o post, não serão aceitos.