segunda-feira, 28 de abril de 2014

PROFESSORAS DE IPANGUAÇU APRESENTAM EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM EVENTO INTERNACIONAL

Realizada entre os dias 23 e 25 de abril de 2014 no IFRN Campus Natal – Central, a segunda edição do Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire propôs discussões em torno do tema “Ensinar, aprender: leitura do mundo e leitura da palavra”.

 O evento, que tem realização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN em parceria com IFRN e UFRN, configura-se como um espaço de debates e diálogos que amplificam a discussão em torno do fazer e do refletir pedagógico a partir do pensamento freireano, da ótica libertária que o Patrono da Educação Brasileira, Prof. Paulo Freire, tanto difundiu.
Professoras e professores da rede municipal de educação de Ipanguaçu participaram do Seminário apresentando, nos círculos de cultura, seus trabalhos – reflexo das experiências pedagógicas vivenciadas em sala de aula à luz da teoria freireana e das que com ela dialogam.
A Profª. Aridenis Henrique, coordenadora pedagógica da EM Francisco Florêncio Lopes (Pataxó), propôs reflexões em torno das práticas de alfabetização a partir de processos contínuos de formação continuada mediados pela municipalidade, tendo como foco o GEEMPA e sua própria trajetória como alfabetizadora. 
Discutindo sobre a interface Letramento – Alfabetização a partir do desenvolvimento de sequências didáticas para ensino da leitura e da escrita, a Profª. Sarah Apoliana, da EM Francisco Targino Nobre (Língua de Vaca), relacionou autores como Paulo Freire e Magda Soares. 

A Jovem educadora, a Profª. Sílvia Siqueira dialogou acerca da leitura de imagens como caminho para a leitura do mundo na educação infantil, relacionando o pensamento freireano à experiência com crianças da creche e da pré-escola I em Língua de Vaca. Ela destaca o seminário como uma importante experiência, vez que a educação infantil é a base de tudo...

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